top of page

Como aumentar o seu engajamento no Instagram!


Muito mais do que uma rede social, o Instagram tornou-se um poderoso aliado na divulgação de marcas e produtos. Por isso, se a sua empresa ainda não tem uma conta nessa plataforma, não espere mais e inscreva-se já!

Mas, você sabia que o número de seguidores não quer dizer que, necessariamente, o seu impacto com o público é grande? Isso porque o Instagram avalia também o engajamento da conta através dos seus algoritmos. 


Afinal, o que é engajamento?

O engajamento é toda interação, comprometimento e investimento que o seu público gasta com as suas publicações. Por isso, você pode não ter um grande número de seguidores, mas um grande engajamento, por exemplo. 

Aumentar esse engajamento não é tão simples e nós sabemos disso. Porém, atitudes simples podem fazer toda a diferença ao fazer as suas publicações.

Pensando nisso, confira algumas dicas que irão aumentar o seu engajamento de forma significativa no Instagram:


Aposte nos vídeos

Assim como no Facebook, os campeões de engajamento no Instagram são os vídeos. Por isso, crie vídeos interessantes sobre o seu negócio ou o seu produto. Mas, lembre-se: os conteúdos dessa rede social são rápidos e cada um deles precisa ter, no máximo, um minuto. Vídeos grandes demais podem acabar dispersando a atenção do seu consumidor!


Não se esqueça das hashtags

Para aumentar o seu engajamento, antes de tudo, é necessário que você tenha um público que se interesse pelo assunto que você costuma falar. 

Por isso, aposte em hashtags. Elas fazem com o que a sua postagem apareça no pool seleto de posts com aquela mesma tag e todas as pessoas que procurarem por ela, necessariamente estão buscando por aquele conteúdo específico.

Use aquelas que definem e se relacionam com o assunto abordado em seu post, mas não exagere na quantidade! Isso causa más impressões e acaba trazendo o efeito contrário do que você procura.


Coloque a sua localização 

Assim como nas hashtags, quando você utiliza a sua localização em postagens ou nos stories, outros usuários que procuram por aquele local poderão ver o seu conteúdo de maneira mais fácil. 

A dica aqui é utilizar localizações bem precisas. Se a sua foto foi tirada em uma praça, por exemplo, coloque o nome dela e não da cidade onde está localizada. 

Você sabia que postagens com a localização tageada tem até 79% mais engajamento comparado àquelas que não tem o local marcado?


Poste frequentemente

Os seus seguidores precisam saber que a sua conta está ativa e que novos conteúdos serão postados em breve. Ninguém gosta de ficar seguindo contas fantasmas, certo? Por isso, faça um bom planejamento de postagem, considerando de três a quatro conteúdos por semana. Isso também fará com que você marque presença nos feeds daqueles que te seguem.


Interaja com os seus seguidores!

As interações podem acontecer de diversas maneiras e não comente respondendo as mensagens via direct e comentários. Converse com os seus seguidores: publique enquetes nos stories, peça sugestões, faça perguntas nas legendas de suas postagens, instigue-os a marcar os amigos, crie promoções ou sorteios, entre outros. 


Conheça o melhor horário para fazer a sua postagem

Se o seu perfil é comercial, é possível analisar quais são os melhores horários e dias em que os seus seguidores estão online, além de entender o perfil deles: se são homens ou mulheres em maior quantidade, a média de idade, local onde moram, entre outros. 

Com essas informações em mãos, é possível descobrir os momentos em que o seu engajamento será maior, bem como quais assuntos são os mais adequados, considerando o seu consumidor.

Dica: indicadores gerais afirmam que, entre segunda e sexta-feira, os horários de maior movimento é das 17h às 18h. Já aos sábados e domingos, os horários de maior interação são entre 13h e 18h.


Lembre-se que o algoritmo do Instagram, responsável por mensurar o engajamento, está sempre mudando, pensando em deixar a experiência dos usuários cada vez melhor. Por isso, esteja sempre antenado às novidades e atualizações do aplicativo!

bottom of page