top of page

10 MOTIVOS PARA INVESTIR NA SUA MARCA

Atualizado: 30 de set. de 2018



Criar um logotipo que é a cara do seu público e passa toda a qualidade e excelência de seu negócio é apenas uma das vantagens de quem investe no desenvolvimento de uma identidade visual.

Ter cores, formas, símbolos e tipos de letras definidos e padronizados na comunicação e no layout de seu estabelecimento, deixam seu negócio muito mais fácil de reconhecer, atraindo cada vez mais clientes.

Veja mais sobre estas vantagens do desenvolvimento de identidade visual na lista abaixo.



1 – Atrair o público certo

Um ponto de venda sem identidade visual, seja uma loja, um restaurante ou qualquer outro tipo de atividade, não tem “personalidade”. Assim, ninguém sabe muito bem o que esperar dele e acabam aparecendo por ali pessoas que não precisam de seu produto ou serviço, gerando uma decepção.E pior que isso: consumidores que adorariam ser clientes de sua empresa não se dão conta do que ela faz, e nem entram na loja.


2 – Passar seu diferencial competitivo com clareza

A identidade de uma marca é o que faz seu público entender seu diferencial competitivo, aquilo que sua empresa faz melhor que as outras.

Uma identidade visual bem desenvolvida, como a do restaurante Outback, deixa bem claro para seus clientes que seu diferencial é uma excelente comida, acompanhada de um atendimento excelente.


3 – Consolidar seu posicionamento

Se o diferencial é aquele benefício valorizado pelos clientes e que seu estabelecimento oferece melhor que os concorrentes, posicionamento é o lugar que você quer ocupar na mente do público, assim que ouvem seu nome ou veem seu logo.

Sem o desenvolvimento de uma identidade visual, isso será impossível.

Por exemplo: as cores festivas e contrastantes do restaurante Subway, aliadas àquelas flechinhas nas letras, mostram que se trata de um fastfood, um lugar para você comer rápido e pagar barato. E isso só é possível graças à qualidade de sua identidade visual.


4 – Fortalecer sua marca

Imagine que sua marca comece a ficar famosa e conhecida, sendo recomendada por seus clientes. Sem o desenvolvimento de uma identidade visual clara, com cores e um logo bem definidos, vai ser mais difícil das pessoas saberem de quem eles estão falando, e sua marca perde toda força.


5 – Estimular a repetição de compra

Alguém foi ao seu estabelecimento e adorou. Um dia, resolve voltar, ou procurar outra loja do grupo, mas não consegue achar, porque não houve desenvolvimento de identidade visual para isso, e fica difícil dele se lembrar exatamente como era o local. A nova compra que ele queria fazer, não acontece.


6 – Fixar sua marca na mente do consumidor

Com cores, formas, tipos de letras e um logo criado adequadamente, sua marca vai ser muito mais lembrada e identificada por seus clientes e consumidores. E consequentemente, aumentando as suas vendas.



7 – Gerar uma experiência de consumo mais agradável

Um exemplo de identidade visual que confirma esta vantagem é a da rede de cafeterias Starbucks. O mobiliário moderno e elegante, os espaços amplos, as cores em tons de madeira combinando com o logotipo chamativo em verde, atraem um público que gosta de ficar degustando seus expressos e capuccinos durante um bom tempo.

Perceba que na Starbucks a identidade visual desenvolvida chega a ser parte do serviço oferecido, tal a sua importância na experiência de compra dos clientes.


8 – Ser reconhecido de longe

Imagine um motorista que só usa o combustível de uma determinada bandeira da distribuidora deste produto. Quando em viagem pela estrada, ele só consegue encontrar este posto de sua preferência porque a identidade visual criada permite se distinguir claramente, e de muito longe, que posto é aquele.


E lembramos mais uma vez: não é apenas o logotipo que faz isso, mas todo o conjunto de elementos que compõem o desenvolvimento de identidade visual, como as cores, as formas e os tipos de letras.


9 – Fidelizar seus clientes

Vários dos itens que relacionamos acima levam à fidelização de seus clientes.

A facilidade de reconhecer sua marca e encontrar seu estabelecimento, a experiência agradável na hora da compra ou do consumo, o logotipo bem desenhado que se fixa na mente do consumidor, a maneira prática de recomendar o lugar, descrevendo suas cores e logo.

Tudo isso faz com que seus clientes queiram voltar sempre e, mais que isso, no caso de redes de lojas, percebam que seus outros pontos de venda oferecem a mesma qualidade e nível de serviço.


10 – Ganhar mais dinheiro

Se os nove motivos anteriores ainda não te convenceram das vantagens da identidade corporativa, saiba o seguinte: empresas que investem no desenvolvimento de identidade visual e design de marca, tem resultados melhores e são mais lucrativas.


*Este texto foi escrito pela equipe da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina e um dos pioneiros no Brasil.


bottom of page