top of page

5 DICAS PARA CONSQUISTAR CLIENTES EM GRUPOS NO FACEBOOK


Não importa quem seja. Freelancer, empreendedor, prestador de serviços, consultor, coach, artesã….. grande parte dos profissionais que são donos do próprio negócio já sabe que está difícil encontrar clientes. As perguntas que a gente mais ouve {e faz!} são:


“Como faço para encontrar meus clientes?”
“Como posso fazer esses clientes comprarem meus produtos?”
“Como posso levá-los a fazer compras na minha empresa e fazer com que eles voltem para fazer novas compras, ou seja fidelizá-los?”

Essas são apenas algumas das perguntas que todo nós queremos as respostas.


Mas, como ficar parado não vai fazer os clientes brotarem do chão, vamos buscar as respostas?

Sim, encontrar clientes não é uma tarefa tão fácil. Mas o Facebook pode te dar uma mãozinha.


No ano passado eu pensei em excluir minha conta no Facebook e já contei neste texto aqui que uma Relações Públicas americana optou por não ter conta na rede social para a empresa dela porque não acredita no potencial da rede para o perfil do trabalho dela. Esse foi um dos pensamentos que me rodeou durante vários e vários meses  já que raramente eu tinha muito tráfego para o meu site e o meu negócio a partir dele. Mas eu decidi dar-lhe mais uma chance.

Conversando com outros empreendedores, vários deles me disseram que estavam empolgadíssimos com o Facebook e que continuariam investindo e apostando na rede social, sem pestanejar. Muitos deles afirmam que conseguem clientes e fechar negócios usando e abusando do Facebook. E é exatamente aí que meu queixo cai e meus olhos arregalam. E só consigo dizer: COMO ASSIM???

Como sou jornalista e, todo jornalista é bicho irriquieto, fui em busca de respostas para mim – e para vocês, claro!!!!

E eis que a luz se fez! Plim…….. Claro, os grupos do Facebook, onde tem um foco direcionado, com pessoas do mesmo interesse, as chances de alcançar o sucesso são muito maiores, claro! Isso é óbvio, vocês não acham?

Vejam meus argumentos:

  • Você pode encontrar grupos no Facebook para todas os segmentos que desejar e imaginar – maternidade, freelancers, empreendedores, brechós, artesanato, farmacêuticos, coachs, mulheres empreendedoras, eu mesmo faço, maquiagem,……há grupos para todos!

  • Você começa a se conectar com pessoas afins.

  • Você pode pedir conselhos e prestar aconselhamento.

  • Você pode formar amizades que levam a colaborações, clientes, referências e crescimento do negócio mais rápido.

Tá, aí vem sua super pergunta: Mas como eu conquisto clientes nos grupos do Facebook?

Estas são minhas 4 super dicas!!!!


1 – Dar

Não divulgue seu conteúdos, seus produtos, seus serviços constantemente. Não pense apenas em você, você, você. Grupos são sobre a formação de uma comunidade e serve para troca, para ajuda mútua. Fornecer dicas e conselhos gratuitos para os outros membros é uma das melhores opções para mostrar seu conhecimento, suas habilidades e começar relacionamentos com potenciais clientes. Seja amável, cordial, gentil…. A bondade pode levar clientes até você, ou, pelo menos, fazer você se sentir bem e orgulhoso {uma parte que eu gosto muito também!}.


2 – Participar

Se há desafios diários ou perguntas para serem respondidas, não se esquive, participe. Certifique-se de ter seu nome visto pelos outros membros, de que suas contribuições são sempre consistentes. Não responda por responder. Tire um tempo para isso {que é a dica 5} especialmente se as perguntas que forem feitas são sobre o seu nicho. Esta é uma ótima maneira de mostrar os seus conhecimentos!


3 – Compartilhe

Na maioria dos grupos no Facebook há um certo dia da semana em que todos os membros podem compartilhar seu mais recente post ou serviço do blog. Certifique-se de que você está compartilhando o seu conteúdo e não esqueça de adicionar uma imagem! Depois de todos os conselhos gratuitos que você está dando, as pessoas ficarão interessadas em visitar seu site e entrar em contato com você.


4 – Pesquisa

Pesquise pessoas que estão olhando para contratar alguém como você. Se você é um designer, você pode querer procurar ‘design’ ou ‘WordPress’. Em seguida, escreva um comentário sincero {por favor, não faça um crtl C crtl V} e deixe o endereço do seu site e seu e-mail. Ou, quer algo ainda melhor? escreva um e-mail diretamente para esse potencial cliente, informando que viu as necessidades dele no grupo, conte um pouco da sua história, sua trajetória, o que você faz, seu trabalho e coloque-se à disposição.


5 – Seja seletivo

Não adianta NADA estar em todos os grupos do Facebook que surgirem na sua frente. Aliás, a galera vai adicionando a gente em qualquer grupo só porque acha interessante. Eu sou bem radical com isso: só faço parte daqueles grupos que são relevantes para o meu trabalho ou para a minha vida pessoal, seja para o meu desenvolvimento, ou da minha família. Se você estiver em vários grupos, não conseguirá fazer metade dessas dicas que te dei ou vai fazer tudo meia boca. Ou, ainda, vai passar o dia todo fazendo isso. Ei, faça escolhas bem feitas. Mas escolha!


Esse post foi publicado originalmente por Priscila Tescaro

bottom of page