top of page

Como criar conteúdo de valor para a sua marca

Atualizado: 25 de nov. de 2018


Eu vou ter que confessar uma coisa aqui hoje! Eu demorei MUITO tempo, para entender, que o meu cliente não quer entrar nas minhas redes sociais, e visualizar uma enxurrada de posts, sobre produto, produto, produto, serviço, serviço, serviço!


Só quando eu finalmente me coloquei no lugar dele, de consumidor, e me vi, odiando aquele perfil que só posta propaganda, e muitas vezes deixando de seguir, que eu comecei a entender, qual é do lance das vendas online!


Primeiro exercício de hoje: Se coloque no lugar do seu cliente, por que afinal, você é cliente também certo? Quando você entra em uma conta de uma loja de produtos de beleza, o que te chama mais atenção? Os produtos expostos de forma aleatória, ou o resultado que aquele produto traz, seja uma máscara de cílios, um batom, uma base! Quando você vê o produto em si, a embalagem do produto, não te traz TANTA emoção do que quando você vê o resultado, os benefícios, estão acompanhando?

O cliente precisa entender o porquê o seu produto é tão bom pra ele, os benefícios que traz, as facilidades, as vantagens!


E tudo isso é revertido em forma de CONTEÚDO!



Objetivos do conteúdo:

Conteúdo é vida, é venda, é cliente fidelizado, é cliente apaixonado pela sua marca! A não ser que você queira ser só mais uma marca o mundo, você tem que investir em conteúdo para suas redes sociais e blog!


Você precisa ter em mente os 3 pilares do conteúdo: Atrair, reter, fidelizar!


Quem você vai atrair? Seu publico ideal, lologico! aquele que você definiu no começo do seu negócio lembra? Ainda não definiu? Confere os destaques do meus stories, lá tem uma super dica @soucriativastudiodigital

Conteúdo para atrair, é aquele em que você tem que mostrar quem é a sua marca, qual mensagem ela passa, é aquele post que vai inspirar seus seguidores, pode orientar e entreter também, esse é o tipo de conteúdo chave, que o seu publico vai ou não se identificar com a sua marca!


Sabe aquele post que gera engajamento? Esse tipo de conteúdo tem como propósito reter seus seguidores, é com ele que você cria um relacionamento com seu futuro cliente! Posts sobre pesquisas, enquetes, tirando dúvidas, tudo isso com valor, e direcionado para seu público ideal!


Atraiu, reteve, fidelizou né? Conteúdos que tem o propósito de fidelizar, é aquele que deixa você e seus seguidores, mais próximos, mais amigos, você pode por exemplo, entregar algum conteúdo exclusivo para os assinantes da sua newsletter! Ou criar um post no instagram, entregando algum arquivo digital, ou e-book, mas solicitando o e-mail deles, para envia os arquivos! Assim, você pode se planejar e enviar conteúdos exclusivos para eles um dia da semana, ou quinzenalmente!


Tipos de conteúdos:

Eu já falei no post de Como criar um plano de marketing em 4 etapas sobre quais tipo de conteúdo você pode entregar, mas vou falar um pouco aqui também.


Conteúdos gratuitos, podem vir em forma de posts no blog, posts completos no instagram, série de posts ou videos no stories ou youtube, infográficos, pesquisas, entrevistas e etc!


Tem também o conteúdo estratégico, aquele que você pode capturar o contato dos seus futuros clientes, ele pode ser através de, e-books, planilhas, arquivos digitais, serie de videos exclusivas e etc.


E como nem só de conteúdo gratuito vive o seu negócio, tem também os conteúdos pagos, que você pode fazer em forma de curso em vídeo ou por e-mail, desde que seu conteúdo/produto seja escaláveis, ou seja, feito de você para todos seus clientes ideias, não exclusivo para um tipo de publico!

Conteúdo de valor:

Se você publicar conteúdo valioso, daqueles do bom mesmo, que instrua seus leitores, eles voltarão para ler seu conteúdo vááááárias vezes.


Por exemplo, digamos que sua empresa seja um brechó infantil e você publique conteúdos incríveis otimizados para SEO que fale sua experiencia com a maternidade, ou formas otimizadas de organizar o guarda roupa dos pequenos, brincadeiras legais, você sabe por exemplo que o seu público ideal, são mães entre 25 a 35 anos, com filhos entre 2 e 7 anos, e elas consomem muito conteúdo através de blogs, sendo assim as mães retornarão ao seu site várias vezes para aprender mais com você, independentemente de estarem interessados ​​no seu produto. Em seguida, você atrairá um público maior, impulsionará suas visitas à página e aumentará seus leads.


Você pode não ver o propósito de investir na criação de conteúdo e oferecê-lo gratuitamente, mas o beneficio e o retorno são enormes. Mesmo que a pessoa que acessou seu artigo sobre maternidade, não esteja originalmente interessada em seus produtos de brechó infantil, ela ainda estará contribuindo para o crescimento do seu negócio.


O marketing tradicional já ficou para trás faz tempo, o grande lance é o marketing de conteúdo, aquele que agrega valor para a vida dos seus clientes, que conecta pessoas. Estude sobre ele, invista nele, seja consistente, e o retorno será certo!

Opmerkingen


bottom of page